Resenha: Mãe! Um filme com uma profunda crítica (Com Spoilers)



Você já deve ter ouvido falar do filme Mãe! que estreou recentemente nas telonas, talvez você tenha ouvido muitas coisas negativas sobre o filme, ou então coisas positivas até demais, o que te causou estranheza pois como as pessoas podem ter opiniões tão diferentes sobre o mesmo filme? Porque não existem criticas exatamente iguais sobre esta obra? O que acontece no filme?

Bom, se você chegou até aqui eu preciso te avisar que esta critica terá spoilers por mais que eu queira não contar spoilers, para fazer uma melhor análise eu fatalmente terei que contar. Então, esta critica em específico é para todos aqueles que assistiram o filme e não entenderam nada, ou para aqueles que ficaram bastante curiosos sobre a diversidade de opiniões sobre esta obra.

Para inicio de conversa vamos falar sobre os personagens principais, fazendo uma simples pesquisa no google vemos que não somente ele como todos os personagens não possuem nomes, eles são chamados apenas de "Mother" (Jennifer Lawrence), "Him"(Javier Bardem), "Man"(Ed Harris), "Woman"(Michelle Pfeiffer), "Oldest Son"(Domhnall Gleeson) e "Younger Brother" (Brian Gleeson), que em português tem suas livres traduções em "Mãe", "Ele", "Homem", "Mulher", "Irmão mais velho" e "Irmão mais novo", o que já deixa claro de que o filme tem amplas interpretações e formas de se ver a mesma obra, por este fato já conseguimos entender a grande amplitude de opiniões, tanto positivas quanto negativas, mas não vamos entrar nisso ainda, vamos nos focar apenas nos personagens.


"Man" - (Ed Harris)




De início, assim que o "Man"(Ed Harris) entra em cena, percebemos uma certa estranheza, ele se diz médico e diz que achou que a casa fosse uma pousa, e quando percebeu que a "Mãe" (Jennifer Lawrence) se sentiu desconfortável o mesmo tentou ir embora, porém muito cordial, o "Him" (Javier Bardem) o convidou para entrar e passa a noite com eles.

Ao anoitecer percebemos que o "Homem" possui algum tipo de doença pois o mesmo costuma tossir bastante, porém não larga o vício do fumo, durante a madrugada a "Mãe" acorda e se depara com seu companheiro "Him", aparando o "Man" que estava semi nu (Ou totalmente) escorado em uma privada, e em suas costas percebe-se um machucado, na altura de suas costelas, que o personagem "Him" tenta esconder da "Mãe", a mesma se demonstra bastante preocupada porém "Him" disse para ela que estava tudo bem e pediu para que ela voltasse a dormir.

"Woman" - (Michelle Pfeiffer)



Assim que ela entra em cena já dá um beijo bastante caloroso em seu marido "Man" e não se importa muito com os olhares da "Mother" e do "Him" ao os verem se beijado, em todo momento ela se mostra bastante "folgada", sim isso mesmo, ela sempre dá conselhos que a "Mother" não perguntou, ela oferece a "Mother" chá com bebida alcoólica e faz criticas constantes a casa que a "Mother" está construindo, sem contar que ela se mete na vida da "Mother" de uma forma absurda chegando a tocar no assunto de filhos.

Em outro momento vemos ela a "Woman" está subindo a escada e indo ao escritório, porém a "Mother" a para e diz que o "Him" não gostava de que ninguém entrasse naquele local, era um local bastante apreciado por ele, e somente o mesmo poderia entrar lá, a "Woman" acata o mandato e sai caminhando e debochando da ordem de "Mother", mais pra frente vemos a cena em que a "Woman" e seu marido "Men" se sentem tão confortáveis na casa que fazem sexo com as portas abertas, e ao ver "Mother" ao invés de pararem o ato eles continuam e a "Woman" ainda lança um olhar de quem diz "Você está nos atrapalhando, poderia sair?".

Ou seja, a "Woman é uma pessoa super desagradável, porém o ponto alto de sua estadia é quando ela leva o seu marido "Men" ao escritório, que era proibido aos dois e acaba quebrando a joia que tinha mais valor ao "Him".


"Oldest Son" - (Domhnall Gleeson)



O "Oldest Son" aparece brevemente durante o filme, sua primeira aparição é durante um surto de raiva, ele sempre repetia a frase "Minha mãe ama mais a ele do que a mim!", "Você destruiu as nossas vidas", ele se mostra bastante descontrolado, o que parecia estranho pois no filme não dizia o motivo de o mesmo estar daquela forma, o ponto alto de sua aparição é quando em um  acesso de raiva o mesmo parte para cima de seu irmão o "Younger Brother" e eles começam a brigar pela casa, até chegar o momento em que o "Oldest Son" pega uma maçaneta e acerta a cabeça de seu irmão, o ferindo fatalmente, o irmão morre no hospital nas mãos de "Him".

Após isso "Oldest Son" aparece em uma cena em que "Mother" está sozinha na casa, esperando todos chegarem do hospital e o mesmo diz a ela "Ele te deixou sozinha aqui não é mesmo?" e some, após isso ele não aparece mais no filme.

"Younger Brother" - (Brian Gleeson)



Fato legal: Eles são irmãos na vida real.

A aparição do "Younger Brother" é bem breve, ele aparece antes de seu irmão e conversa com os pais que o mesmo está descontrolado e que precisa de uma séria conversa, e após isso, seu irmão "Oldest Son" aparece e o mata.

"Him"- (Javier Bardem)





"Him" sempre se mostra bastante benevolente e também muito narcisista, quando ele descobre que o "Man" foi até a casa só para o ver, ele decide manter o homem lá pois estava gostando de ser bajulado. Ele é quem leva o "Younger Brother" no colo ao hospital e o mesmo morre em seus braços, ao terminar de escrever seu livro ele adora o carinho e atenção que recebe de seu público, permite e adora tudo que seu público faz, até mesmo quando seus fãs saem do limite, em certo momento seus fãs chegam a roubar objetos da casa e o mesmo não consegue pedir para que os fãs parem, ele os adora, ele adora se adorado, ele é bastante vaidoso.

Quando as coisas saem do controle a única coisa que ele faz é tentar salvar a sua amada a "Mother" que está grávida, neste momento a casa já está um caos, as coisas acontecem bem rapidamente e tudo se torna algum tipo de palco de guerra misturado com um santuário a "Him", sim, agora ele está sendo idolatrado, e para se proteger e proteger sua mulher da multidão ele vai para o escritório que outrora estava com as portas fechadas pois ele havia fechado logo após o casal quebrar sua joia.

Dentro do escritório ele e "Mother", que está grávida tem uma discussão sobre retirar todas aquelas pessoas de sua casa, ela queria ter o filho dela em um local seguro e sem toda a agitação, porém "Him" com toda a sua vaidade responde que não consegue mandar todas aquelas pessoas irem embora, ele os ama, e aquelas pessoas o adoram, "Mother" acaba tendo ali seu bebê e após ele dizer isso ela não consegue confiar nele a ponto de dar seu bebê a ele, e ele "Him" fica ali dias esperando ela cansar para conseguir pegar o bebe de suas mãos, e isso finalmente acontece porém ele faz o inesperado, ele vai lá fora apresentar seu bebê ao público.

Ao perceber que seu bebê não estava em seus braços a "Mother" se desespera e vai correndo para o lado de fora, quando ela percebe, seu bebê já estava na mão das pessoas e estava sendo carregado no alto, como uma pessoa em um show de rock, pois bem, isso obviamente não deu certo, e o bebê morreu pois quebraram seu pescoço, a "Mother" se desespera e vai correndo até o bebê e quando ela chega vê uma das piores cenas do filme, seu bebê estava sendo repartido e as pessoas estavam comendo seus restos e chorando.

Mesmo com esta cena ele, "Him" pede para que ela tenha compaixão das pessoas e pede para que ela as perdoem pois estão arrependidas, podemos ver que mesmo diante disso tudo, ele ainda sim tem amor e um certo tipo de vaidade por todos aquele que os seguem.

"Mother" - (Jennifer Lawrence)



Personagem principal, "Mother" sempre mostra ter um carinho muito grande pela casa, ela é quem reconstrói a casa e quem faz todo o trabalho de casa enquanto o marido tenta escrever novos livros, ao decorrer do filme ela tem acessos de raiva pois as pessoas que entram em sua casa são bastante invasivas, as pessoas costumam modificar a casa, pintando ou sentando em cima de uma pia que estava recentemente colada, o que transforma ela que era uma pessoa bastante calma e compassiva a uma pessoa agressiva e intolerante, durante o filme também vimos as tentativas de fazer com que seu companheiro "Him" se aproxime dela de forma carnal, pois com seu fracasso na escrita ele acabou se afastando dela.

Ela é a pessoa que mais sofre no filme, como citei ela perdeu seu filho de uma forma traumática e em todos os eventos que aconteceram ela acabava se encontrado sozinha pois seu companheiro "Him" preferia se preocupar com as outras pessoas ou coisas ao invés dela. Durante a passagem do filme percebemos que a "Mother" encosta a mão nas paredes e de alguma forma se "conecta" com a casa.

Ao final, a "Mother" cansada de tudo e de todas pessoas, em um acesso de fúria vai ao porão e ateia fogo na casa inteira, e consequentemente nas pessoas, "Him" a pega no colo incendiada e a deita na cama, nada acontece com ele, parece que ele é intocável as adversidades que acontecera, ele pede a "Mother" que dê seu último resquício de amor, ela aponta para seu coração e ele coloca  mão dentro de seu peito, e de lá sai uma joia igual a que o casal quebrou no inicio do filme. Ele coloca a joia no local em que estava a outra e num passe de mágica reconstrói toda a casa e o ambiente em volta dela, e no lugar da atriz Jennifer Lawrence aparece outra atriz e procura por ele, assim o filme termina.


O que eu entendi sobre o filme:



O filme deixa em aberto amplas formas de compreendimento e o espectador pode interpreta-lo de sua maneira, o que eu entendi do filme é que o personagem "Him" é ninguém menos que Deus, um Deus cheio de vaidade e completamente benevolente, tão benevolente que permite que as pessoas façam de tudo com a sua casa a ponto de destruí-la e não consegue intervir, benevolente a ponto de matarem seus filhos e mesmo assim tentar o perdão da "Mother", que é a mãe natureza, e a casa seria o nosso planeta.

O "Man" seria Adão, o primeiro homem a entrar na casa e enquanto ela ainda estava intacta, pura, ou seja, o paraíso, e um dos indícios de que ele é de fato Adão, é o machucado em sua costela, de onde Eva teria saído. A "Woman" é Eva, vaidosa, cheia de sensualidade e um pouco inconveniente, um indício disso é quando ela tenta entrar no escritório, da primeira vez ela foi avisada de que não poderia entrar e na segunda ela entrou e levou Adão consigo, quebrando a joia que era proibida de ser tocada, e após ambos foram expulsos do escritório e o mesmo foi trancado e bloqueado. Ou seja, o escritório seria a árvore proibida e  a joia seria a maçã, a expulsão dos dois do escritório simbolizaria a expulsão dos dois do paraíso.

Os irmãos seriam Caim e Abel, além de serem filhos do casal Adão e Eva, Caim se mostrava com grande ciúmes da relação de Abel com sua mãe e em um acesso de raiva matou Abel.

As pessoas na casa seriam as pessoas que vivem no mundo, no caso nós. As pessoas causaram as guerras, tinham seus grupos singulares, roubavam, matavam e faziam tudo de ruim dentro da casa, e sem contar a enorme idolatria que tinham pelo "Him", elas queria de qualquer forma ter coisas do "Him" ou até mesmo tocar no rim. O filme tem uma crítica a grande idolatria das pessoas, o que se mostra bem forte durante esse período final do filme.

O Bebê, pasmem, é Jesus, bem assim eu acho não é?! Pois logo após o nascimento, o mesmo é idolatrado tal como o pai é, e após sua morte seu corpo morto também é idolatrado e pedaços de seu corpo são divididos entre as pessoas e as mesmas comem enquanto choram pelo luto. O que faz uma simbologia a tradição das missas e cultos na santa ceia, os religiosos "comem o corpo de Cristo" e "bebem o cálice" que representa seu sangue.

Gostaram dessa resenha? Não esquece de deixar seu comentário sobre seu ponto de vista aqui embaixo! Até a próxima!

Comentários

Postar um comentário