Como surgiu o rímel?





A primeira máscara de cílios foi criada por Eugene Rimmel no século 19, com sua formulação feita a base de cera e pigmentos de carvão, que tinha a inicial intuição de somente pintar os cílios bancos que apareciam durante a velhice,  nome "rímel" foi adotado por causa de seu sobrenome e é utilizada em várias línguas.

A máscara de cílios que conhecemos, porém, surgiu mais tarde, criada pelo químico Thomas Williams, em 1917, após um pedido de sua irmã, Maybel, que desejava produtos mais fáceis de usar. Thomas, então, criou uma fórmula feita com uma mistura de vaselina e pó de carvão e fundou sua marca de cosméticos, batizada de "Maybelline Company", junção de Maybel e vaselina. O produto, por sua vez, recebeu o nome "Maybelline Cake Mascara".

Inicialmente, T. Williams vendia seus cosméticos pelo correio, mas a popularidade foi tanta que o produto começou a ser comercializado também nas drogarias e mercearias. A máscara de cílios ainda não era elaborada na embalagem encontrada hoje em dia - em tubo com um aplicador - por isso, o produto era vendido em forma de kit, que continha a mistura cremosa da vaselina com o pó de carvão em um recipiente e uma escova para aplicação do cosmético.

Em 1930, a marca Maybelline resolveu espandir sua gama de produtos, adicionando lápis de olho e sombra nos cosméticos comercializados. A primeira máscara aplicada diretamente na escova dentro do tubo surgiu em 1960, batizada de "Ultra Lash". O produto inovou, apresentando uma fórmula à prova d'água. A "Great Lash", primeira máscara à base d' água, foi criada pela marca em 1971 e até hoje é a mais vendida no mundo.